23 abril 2011

SÁBADO DA ALELUIA

















Malhação do Judas

Escrito por Administrator Seg, 05 de Abril de 2010 13:28
Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br
Malhar o Judas ainda é uma prática comum no Brasil, apesar do costume estar desaparecendo das grandes cidades, principalmente por falta de local adequado ou pelos perigos que representa. Hoje, a brincadeira está restrita, praticamente, a algumas cidades do interior do Brasil, que continuam preservando a nossa cultura e tradições populares.

A brincadeira acontece na Semana Santa, especificamente no sábado de Aleluia. Bonecos de palha ou de pano, pendurados em postes de iluminação pública, galhos de árvores, porteiras, currais, são rasgados e queimados.

No Nordeste, é também conhecida como enforcamento do Judas. A cidade amanhece com postes enfeitados com diversos judas: bonecos feitos com um paletó velho, camisa, calça, meias, sapatos, meias colocadas nas mãos, gravata, cujo corpo é enchido com trapos, panos velhos, raspas de madeira e jornais.

O Judas representa o personagem bíblico, Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo com um beijo por 30 moedas. Consumada a traição, arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.

A brincadeira seria uma maneira dos católicos se vingarem da traição do Judas. Antes do boneco morrer enforcado como o traidor, no entanto, tem que apanhar e ser bastante xingado.

No Rio de Janeiro, no século XIX, os judas traziam fogos de artifício no ventre e apareciam junto com demônios, ambos ardendo colorida e apoteoticamente e sendo aplaudidos pelo povo.

Atualmente, o boneco é feito com a fisionomia de alguma personalidade do mundo político, social, econômico, artístico ou esportivo que não é apreciado pelo povo, merecendo portanto ser ridicularizada, xingada e condenada.

No Brasil, faz-se também o julgamento de Judas, antes da sua condenação e execução. O “testamento” é adaptado ao folclore de cada região. Alguém o retira normalmente do bolso do boneco e o lê. Trata-se de uma sátira das pessoas e coisas locais. A “herança” só tem graça para o povo da cidade que vive o seu dia-a-dia e conhece os personagens com quem a ou a quem o Judas se refere.
 Seguem alguns exemplos:

Deixo para o Mestre Isaías

Como o Antônio Nel uma questão:

A Antônio Nel diz que sim!

Mas o Mestre diz que não!

Diz que é mentira pura,

Que não como RAPADURA

Acompanhando a procissão

Deixo para o “João da Bela”

O meu canário “parteiro”

Que ele cria como bem

Mas é um “buga” verdadeiro

Vive em casa esvoaçando

Com o João “Curruxiando”

Na tenda de sapateiro

Aqui vai este sapato para o Sr. Antônio

O chapéu para o Sr. José

A gravata para o Sr. Willian

O paletó para o Sr. Aílton

O cinturão para a Sra. Maria

A camisa para o Sr. Geraldo

A calça para o Sr. Cristiano

Nos lugarejos do interior brasileiro, principalmente no Nordeste, o “testamento” é manuscrito, em folhas de papel almaço e distribuído entre alguns amigos. Quando existem tipografias no local, ele é impresso e colocado por debaixo das portas das casas, de madrugada e, às vezes, vendidos pelas ruas.
Recife, 31 de agosto de 2005.

(Atualizado em 16 de setembro de 2009).


FONTES CONSULTADAS:

MALHAÇÃO do Judas. Quem lembra? Disponível em: Acesso em: 26 ago. 2005.

MOTA, Ático Vilas-Boas da. Queimação de Judas: catarismo, Inquisição e judeus no folclore brasileiro. Rio de Janeiro: MEC,SEC,FUNARTE; Instituto Nacional do Folclore, 1981.

ROSSATO, José Carlos. Nosso folclore. São Paulo: Soma, 1987.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: Gaspar, Lúcia. Malhação de Judas. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

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5 comentários:

José María Souza Costa disse...

Passei cá, para lhe desejar uma páscoa agradavel, e harmoniosa
felicidades, sempre

silvo disse...

Es curioso como se instalan costumbres, Feliz Pascua,un abrazo

Terê. disse...

Feliz pascoa amiga...terê.

Sotnas disse...

Olá Gena, que tudo esteja e permaneça bem contigo!
É minha cara, são tantos os costumes que se foram, eu creio que presenciei manifestação assim pela ultima vez aos onze anos de idade, e, nossa já se passaram quarenta, bem talvez pelo perigo que representa, ou mesmo pela falta de paciência e respeito das pessoas que vivem nos grandes centros, que têm o costume de terminar qualquer manifestação popular de diversão e agressões, não sei! Apenas sei que aos poucos perdemos nossa identificação com nossos antepassados, ou nossa história de existência como seres em evolução!
Bela postagem que traz saudades para quem tem algumas décadas a mais! Agradeço por sua amizade, e desejo a você e todos ao redor feliz páscoa e iluminada e feliz existência, abraços e até mais!

Anônimo disse...

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