(jardim da casa do meu filho em LA)
PRIMAVERA
=========
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras.
E os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega. Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação. Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Autora: Cecília Meireles
10 comentários:
A primavera já chegou por aqui na blogosfera, Gena, com essa imagem linda e esse texto encantador!
Uma quinta iluminada! Paz!
Olá, boa noite!
vim,agradecer sua visita e atenção dadas ao toque. Visitei os outros blogs e vi sua netinha Julia ela é linda mesmo. Uma benção pra sua familia.
Te ofereço os selos, 1 e 2 que estão em selos pra voce - lado esquerdo do toque. e tb o selo da primavera. No lado esquerdo tem o selinho com código, é só clicar do lado da palavrinha a, vai aparecer um pauzinho pulsando, no teclado aperte Crtl+a, ctrl+C ,vai na pagina onde quer colocar o selinho e digita Crtl+V.
beijos san
Linda poesia que você nos presenteia!
Beijos no coração!
Bom fim de semana!
Recado para a San:
Querida não consigo acessar seu blog, pode me ajudar?
Bjs
Gena
Gena saludos desde MEXICO para decirte hacia tiempo que no oia valses buena selleccion
saludos para ti desde,,,
un mar de sentimientos.
A Primavera acontece na natureza acordando as plantas as flores e até a atmosfera.
Acontece nas nossas vidas naqueles momentos de alegria intima nascida do sonhos que nos leva à realização dos nossos desejos.
Querida amiga, lindo poema de Cecília Meireles, como tudo o que ela escrevia. Beijocas
Olá, boa Tarde
Vim, te oferecer o mimo de seguidora e deixar o meu toque de carinho e amizade
san
Gena, que linda poesia amiga...adoro a primavera...sempre linda demais...
Beijinhos...
Valéria
Tudo uma maravilha por aqui, minha amiga, indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com.br
Postar um comentário